O
Concurso Autoridades Mirins foi idealizado pela Professora Neuza Siqueira
Santos e no ano de 1998. Foi regulamentado pela Lei Municipal nº 1246 de
outubro de 1998. Está fundamentado no objetivo de aprofundar os conhecimentos
sobre o município, conhecer e vivenciar as atividades realizadas pelas nossas
autoridades locais dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Participam
do concurso todo o ano, alunos do 4º ano das redes municipais e estaduais de
ensino. A prova seletiva 2012 do projeto foi realizada no dia 25 de setembro,
culminando com a avaliação oral dos 07 primeiros classificados que aconteceu no
dia 02 de outubro.
Um
ato oficial, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Xavier, no dia 25 de
outubro, deverá marcar a Posse das 24 novas Autoridades Mirins. Em se tratando
de autoridades políticas, a seleção acontece ao contrário com as Mirins. Os
políticos são escolhidos através do voto direto da comunidade. As autoridades
Mirins são escolhidas através da prova escrita de conhecimentos, e
classificadas de acordo com a sua nota final.
Segundo
o Prefeito Municipal Vilmar Kaiser, o dia das Autoridades Mirins é considerado
muito importante para o Município. “Esta homenagem feita é justa, pois favorece
a estas crianças uma experiência única, que no futuro poderão ser as
autoridades oficias de Porto Xavier”, falou Vilmar.
Segundo
a Coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Educação, Professora Noemi
Steinbrenner, as autoridades políticas tem uma grande importância na tomada de
decisões para o desenvolvimento do município. “Através deste estudo aprofundado
de nosso município e as oportunidades que as Autoridades Mirins têm, conhecendo
e vivenciando um dia de trabalho da autoridade que representam, onde poderão
despertar em si o interesse de no futuro ter uma vida pública”, ressaltou
Professora Noemi.
Após
a posse das Autoridades Mirins na Câmara Municipal de Vereadores, as crianças
participaram de uma confraternização no mesmo local e posteriormente acontece a
transmissão de cargo do Prefeito e Vice no Gabinete do Prefeito.
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