segunda-feira, 16 de abril de 2012

Peregrinação no Cerro pelado marcou a Sexta-feira Santa


Mais de 350 pessoas fizeram parte da Romaria de Peregrinação ao Cerro Pelado na Sexta-Feira Santa, dia 06 de abril. A programação, organizada pelo Padre Aloísio Kuhn, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus teve como objetivo propiciar a comunidade um momento de reflexão, retiro e oração.

Conforme o Padre Aloísio esta também é uma forma de resgatar as manifestações populares de oração. “Quando começamos a frenquentar o Cerro Pelado já havia lá manifestações de fé, pois encontramos a Cruz que deve ter mais de 40 anos, uma Capela e inúmeras imagens de Santos deixados por pessoas que alcançaram a sua graça” disse o Padre.

O Cerro Pelado está atrelado a história de criação do Município de Porto Xavier, bem como a Lenda do Monge que, segundo a colocação do Professor de história e Ex-Prefeito de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, teria amaldiçoado o Cerro Pelado e posteriormente fixado residência no Cerro Monge, hoje também local de romarias, do outro lado do Rio Uruguai em San Javier na Argentina.

A Administração Municipal tem projeto para transformação do Cerro Pelado em um ponto turístico para ser acrescentado na Rota Missões de Turismo. De Acordo com o Padre Aloísio por enquanto aos poucos irá sendo colocada uma infraestrutura inicial para que as pessoas já possam fazer a sua peregrinação no local.

No topo do Cerro foi construída por moradores da região, com a colaboração de pessoas e empresas da comunidade, uma Gruta para oração e melhorado o local para visitação.

Após a Via-Sacra que iniciou no Salão Comunitário da Linha Laranjeira Norte os romeiros subiram o Cerro e alguns permaneceram lá até às 15h para participar da Celebração da Paixão e Morte de Cristo. O almoço bem como suco e água foi proporcionado pela Copaax de Porto Xavier a base de peixe frito. Neste ano de 2012 já foi a 4ª Edição da Romaria de Peregrinação ao Cerro Pelado.

Pessoas que colaboraram na construção da gruta

romeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário