Segundo o Código de
Trânsito Brasileiro, quando veículos se cruzarem em uma rotatória (desde que
não haja sinalização), o veículo que estiver circulando por ela tem a
preferência.
No caso de a via
que se vai acessar for uma via perpendicular, o Regulamento do Código Nacional
de Transito, não revogado, estabelece que a Estrada mais movimentada tem
preferência sobre qualquer outra via.
No Brasil, as
rotatórias são denominadas vulgarmente de várias formas, dependendo da região.
No Distrito Federal, Ceará, Maranhão e São Paulo, é comum utilizar-se a
expressão balão. Em alguns lugares de São Paulo também são utilizados os termos
círculo e rótula. Em Tocantins e Goiás é chamada de queijinho; Na Bahia e no
Paraná, é denominado joelho ou rótula, sendo essa última denominação também
empregada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O Diretor do
Departamento de Trânsito de Porto Xavier destacou que as rótulas e mini-rótulas
que estão construídas nos cruzamentos de risco funcionam como uma articulação
giratória, disciplinando o sentido e circulação nos entroncamentos. Ou seja, o
motorista que está dentro do espaço da rótula tem a preferência. Além de
disciplinar o sentido e a circulação, as rótulas servem como um redutor de
velocidade.
Em função do grande
número de veículos que circulam no trânsito de Porto Xavier, principalmente nos
dias de chuva, as rótulas são as mais indicadas para controlar o trânsito, já
que não paralisam o trânsito por tempo determinado, como é o caso do semáforo.
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